terça-feira

PASSEIOS EM USHUAIA

7 e 8.01.2009 - décimo quarto e décimo quinto dias de viagem - Parados em Ushuaia

(Mensagem do Flávio Faria)
Nossos ex-parceiros chegaram bem a Ushuaia a 1 h da madrugada do dia 7. Cássia, que veio de avião até aqui, teve problemas ao descer na cidade. O pouso se deu em Rio Grande e os passageiros vieram de ônibus para Ushuaia (problemas no radar do aeroporto local). Gláucio e Aline estão no hostel Antartida, e Zael e Cássia no Los Rocios, o mesmo que Dino e Neila.
b) Esses dois dias em Ushuaia foram os mais caros de todas as viagens que fiz. Aqui era o antigo habitat dos índios Yámanas (pronuncia-se Jâmanas) que Charles Darwin teve contato quando viajou pelo mundo a bordo do navio HMS Beagle, capitaneado pelo comandante inglês Fitz Roy. O nome do canal (Beagle) é uma homenagem a esta embarcação. A cidade, apesar de ser uma zona franca (sem tributos), pratica preços abusivos em quase tudo. Acho que estamos pagando até pelo ar que se respira. Porém, já que estamos aqui não pudemos deixar de realizar algumas experiências, a custo de Nababo. Comemos trutas, cordeiro fueguino e centolla. Tudo de uma forma muito frugal, degustativa. Pedíamos apenas 1 prato mais caro e experimentávamos cada qual um pouquinho, mais com a finalidade de investigar os sabores locais. Cá para nós, excetuando o cordeiro fueguino, os demais pratos têm uma fama que não condiz com seu real sabor.
c) Para minha agradável surpresa, encontrei com o baixista Tony Botelho no momento em que entrava em um restaurante. Trata-se de um ser humano e músico fantástico, que estudou e tocou bastante tempo na Europa e que, atualmente, reside no Rio. Tive a alegria de tê-lo em minha banda em 1988, em Brasília, quando eu era músico de verdade. Muito bom encontrar amigos em terras tão distantes.
d) Começamos o dia 7 tentando ir ao Parque do Fin del Mundo, mas os ventos e o céu encoberto nos desanimaram. Havíamos contratado um passeio marítimo pelo Canal de Beagle para as 15 h. O tempo estava esprimido para fazer os dois deslocamentos. Resolvemos ir conhecer o centro de Ushuaia, famoso por suas lojas e restaurantes. Encontramos com o Dino e Neila na Av. San Martin. Fomos almoçar num restaurante bastante tradicional daqui, Bodegon Fueguino, onde experimentamos 3 variedades de Cordeiro. Este prato por aqui é bem melhor que o patagônico. A carne é mais macia e mais gorda. A Terra del Fuego (de onde vem o "fueguino") é rica em água e pastagens, diferente da Patagônia, do outro lado da ilha, onde a aridez e a vegetação pobre predominam.
e) Às 15 h, pontualmente, o Rumbo Sur, barco que nos levaria ao passeio de 6 h pelo Canal de Beagle, partiu do porto de Ushuaia http://www.flickr.com/photos/24062165@N06/sets/72157612975622615/show/). Custou-nos 200 pesos per capita, mas valeu a pena! Transitamos por diversas ilhas, passamos por Puerto Willians (povoado bem mais próximo da Antártida que Ushuaia), vimos lobos e leões marinhos, pinguins e um pássaro da mesma família do pinguim, mas que voa, conhecidos como "carmoranes" (é o próprio pinguim com asas). O ponto alto do passeio é a Isla Martillo, onde pudemos ver uma pinguineira com centenas de animais bem de perto. Conhecemos os pinguins de magalhães e o Papua (Gentoo), um tipo maior com o bico alaranjado, que pode chegar a 80 cm de altura.
f) No dia 8, pela manhã, fomos trocar o óleo da moto na oficina do Pablo (Moto Pablo) e aproveitamos a tarde para conhecer o Parque do Fim do Mundo. Logo na entrada nos foram cobrados 50 pesos de cada um. Uma vegetação exuberante, composta basicamente de pinheiros patagônicos, nos envolve por completo. Lagos, árvores, pássaros, coelhos, raposas e castores são comuns na área. Vimos, a olho-nu, o ponto em que o continente americano termina. Uma emoção danada de boa. Como nossa América é linda! Quanta diversidade, quantos cenários fantásticos, quantas culturas maravilhosas para compartilhar.
g) Esta será nossa última noite por aqui. Amanhã iremos para Punta Arenas, no Chile. Ficamos sabendo que os eletrônicos por lá são muitíssimo baratos. Se houver o produto, pretendo comprar um GPS com tela maior. Minha vista já acabou faz alguns anos e não aguento mais pilotar com óculos de leitura na ponta do nariz só para enxergar a telinha do GPS. Já que estou na chuva, vou me molhar mesmo! Minha poupança de 10 meses destinada a esta viagem está chegando ao fim.
(fotos do passeio pelo Canal de Beagle e no Parque do Fim do Mundo)

8 comentários:

Anônimo disse...

Queridos! Que saudade desse lugar! As fotos postados são quase todas em lugares que posamos também para eternizar nossa viagem. Como vcs adoramos o lugar e foi uma grande emoção!!! Tirem muitas, muitas fotos! Porque muitas serão poucas para traduzir as belezas dessa viagem maravilhosa que vocês estão fazendo!
Bjs, Simone e Sergio

Sérgio Dutra disse...

Flávio e Rosane,
Estamos acompanhando a aventura de vocês bem de “pertinho”.
É muito bom realizar sonhos. Estamos felizes por vocês.
Que 2009 seja mais um ano de realizações.
Beijos
Sérgio e Berenice

Mario/Seven disse...

Legal Flávio e Rosane!
Curtam bastante!
2009 já começou bem, agora é só repetir esses dias mais 300 vezes!
Semana que vem estarei de férias em Iriri/ES ! Não é no fim do mundo, mas tem um peroá frito, com uma cevejinha gelada que nossa!!
Valeu irmão !
Abraço forte !
Mario Neves|seveN
P/S- Se achar um GPS baratinho aí, se der pode trazer, deposito na sua c/c.

Anônimo disse...

Flavio, Rosane, Dino e Neila, nosso abraço e congratulações pelo sucesso da viagem. Tentei postar comentários anteriormente, mas vejo que ele não entram. Daqui estamos acompanhando vcs passo-a-passo. Boa sorte na continuidade da aventura. Sérgio Faria, Vassilike, Anita, João, Bruna e Anna.

branca de neve disse...

Á todos,

Desejo felicidades e sorte para os participantes dessa aventura. As fotos são maravilhosas....

Abs

Josiane

Anônimo disse...

Caríssimos amigos Flávio e Rosane,
Estou na torcida pela viagem de vocês, e que esta se torne realmente maravilhosa por todo tempo que durar essa aventura. Como gostaria de estar com vocês em minha motinha. Fiquem com Deus.

Gisel Azevedo disse...

Flavio/Rosane, estou acompanhando voces de pertinho aqui da nossa serra nevada (Londres esta coberta de neve e fog). 2009 beijos pra voces
Gisel

Unknown disse...

Enfim Ushuaia!!!
Valeu!!!
Abraços,
Reginaldo Rohden.