terça-feira

DE USHUAIA A TORRES DEL PAINE

9.01.2009 – sexta – décimo sexto dia – de Ushuaia (Argentina) a Punta Arenas (Chile). 659 km rodados neste dia, das 8h33 até às 21h40. Tempo total: 13h07 de viagem. 7.570 km desde Brasília, sendo 593 km no Chile, 560 km no Uruguai, 3.447 km na Argentina e 2.970 km no Brasil.

(Mensagem do Flávio Faria)
Saímos de Ushuaia às 8 e meia para encarar o trecho mais duro de toda a nossa viagem até aqui. A temperatura era de 10 graus e chegou aos 4 na travessia do Paso Garibaldi, onde atingimos altitude próxima aos 2.900 m. A sensação térmica com a moto em movimento é terrível! Rosane chegou a chorar de tanto frio. Mesmo considerando a evolução da indústria têxtil em vestimentas próprias para motociclismo, a proteção das mãos ainda carece de ser aperfeiçoada. O frio congela os dedos, independentemente das camadas de luvas colocadas sobre eles. Tivemos que parar por mais de 1 hora em Rio Grande para nos recompor fisicamente. Muito chocolate quente e whisky. Tive a feliz ideia de levar uma garrafinha comigo para ocasiões desse tipo, e valeu a pena. A bebida destilada já salvou muita gente da morte por hipotermia. Seguimos mais devagar até a fronteira chilena, tentando sobreviver ao vento que agora nos pega pela esquerda. Lá vamos nós, pilotando com as motos inclinadas. Novamente encaramos os 138 km de rípio de San Sebastian até Cerro Sombrero. Foi diferente da vinda, porque não houve chuva e a poeira nos pegou feio pelo caminho. Ficamos imundos até a alma! Para piorar, bastou chegar em Cerro Sombrero para cair uma chuva daquelas. Daí o pior resultado: a roupa empoeirada, depois do contato com os pingos d’água, ficou toda enlameada. Pensei que seria difícil ser aceito em restaurantes ou hotéis nessa situação, mas não foi. O povo chileno por aqui é muito simpático e admira bastante os estradeiros.
b) Na fronteira do Chile reencontramos nossos companheiros Gláucio, Aline, Zael e Cássia. Não nos víamos desde o dia 3. Andamos juntos até Punta Arenas, de onde escrevo essa mensagem de hoje. Nesta cidade, ficamos hospedados numa espécie de pensão (Sandy Point), que parece ser a forma mais comum de hospedagem por aqui. Uma família monta seu próprio negócio e destina alguns quartos de sua casa aos turistas. Uma espécie de pensão, com banheiro compartilhado, que custou US$ 40 a diária.
c) A chegada a Punta Arenas se deu através de um dos visuais marcantes dessa viagem. Grande parte da rodovia passa rente ao mar, algo em torno de 10 metros. Nós brasileiros, que estamos acostumados com aquele ventinho gostoso vindo do oceano, achamos curioso que o vento vem em sentido contrário, nos empurrando em direção ao mar. É o inverso do que ocorre em nosso país.
d) Tive um prejuízo fantástico no dia de hoje. Minha máquina fotográfica caiu da moto, sem eu perceber. O vento danado arranca tudo do nosso corpo sem que a gente note. Velcro, barbante e outras amarrações não são suficientes para nossa proteção. Essa viagem está sendo muito particular no quesito “perdas e danos”. Já foram pro espaço o protetor de pescoço da Rosane, a almofada de gel, balaclava, suporte de máquina fotográfica, calibrador, pedestal e outras coisas miúdas. Amanhã vou sair para comprar outra câmera, porque sem fotos não dá mesmo para ficar.
(fotos do estaleiro de Punta Arenas e de guanacos na estrada)




10.01.2009 – sábado – décimo-sexto dia – de Punta Arenas a Puerto Natales (Chile). 255 km rodados neste dia, das 12h20 até às 15h46. Tempo total: 3h26 de viagem. 7.711 km desde Brasília, sendo 848 km no Chile, 560 km no Uruguai, 3.333 km na Argentina e 2.970 km no Brasil.

(Mensagem do Flávio) - Saímos de Punta Arenas encarando o pior vento de todos. Impressionante! Certamente ele vinha por volta de 90 km/h, fazendo parecer que os ventos da Argentina não passavam de brisa se comparados a ele. Já estamos meio calejados nesse enfrentamento, mas agora nos readaptando a navegar com o “maledicto” vindo de frente pela nossa meia-esquerda. Parar a moto no acostamento se configura impossível! Vai pro chão mesmo, sem qualquer dúvida! Pilotando a gente encontra um meio de driblar a fera, dando um jeitinho de a moto “furar” sua resistência. Ficar parado nem pensar!
b) Pela manhã fui à zona franca de Punta Arenas e comprei outra câmera. O preço de lá não é bom. Os demais produtos que vi tinham preços maiores dos que os da Feira do Paraguai, em Brasília. Uma decepção!
c) Galera, Puerto Natales é fantasticamente linda! Aqui é o local mais próximo do famoso Parque Torres del Paine, que iremos conhecer amanhã. O mar, de coloração verde intensa, é envolvido por montanhas altíssimas com os cumes cobertos de neve. Um cenário de pirar! As fotos falarão por si. Estamos no albergue Nikos II Adventure (50.000 pesos chilenos o casal/dia) e todo o nosso grupo do Projeto Xshuaia2009, que saiu junto de Brasília, ficará por aqui hoje e amanhã. Dalton e Evânio, que fazem a mesma viagem que a gente por caminhos diferentes, chegaram à noite no hotel, mas já estavam na cidade há algum tempo e foram passear no Parque das Torres del Paine antes de virem para cá.
d) Eu e Gláucio tivemos uma conversa sincera e emotiva a respeito da separação do nosso grupo no dia 3 (há uma semana). Ele teve uma iniciativa bacana, que eu não teria. Viajando em grupo a gente sempre aprende algo de bom e esse foi um momento muito especial. Resolvemos que o Projeto Xshuaia 2009 continua de pé, mesmo dividido em 2 bondes. Não existe nenhum ressentimento entre nós, mesmo porque não há como reter sentimentos negativos dentro deste cenário mágico, uma obra magnífica da criação divina, que supera tudo de maravilhoso que vimos até hoje em nossas vidas.

11.01.2009 – domingo – décimo-sétimo dia – CONHECENDO AS TORRES DEL PAINE

(Mensagem do Flávio Faria)
Nosso grupo voltou a estar completo no passeio de hoje. Muito bom estar juntos no mesmo time que saiu de Brasília. Fomos de van ao Parque Torres del Paine realizar o passeio de um dia inteiro, ao custo de US$ 30 per capita. Mais uma vez fomos surpreendidos por outro cenário maravilhoso. De tudo o que vimos até aqui, esse foi o mais pitoresco! http://www.flickr.com/photos/24062165@N06/sets/72157613016603250/show/
b) Começamos o tour indo visitar a Cueva del Milodon, uma caverna onde habitava a pré-histórica preguiça gigante (Milodon), cuja ossada foi levada para Londres por Perito Moreno. Por aqui só ficou a caverna. O esqueleto do bicho foi-se embora para a Europa, como a maior parte das riquezas da nossa América do Sul.
c) Mais adiante, adentramos um cenário fantástico de lagos, cachoeiras e montanhas nevadas. De qualquer canto dá para ver a cadeia de montanhas conhecida por Torres del Paine. Uma beleza que, confesso, sou incompetente para descrever. Olhem aí as fotos que ela falam por si.
d) Outra surpresa nos aguardava mais a frente, no Lago Grey. Lá pudemos ver icebergs de coloração azul intensa flutuando. A cor azulada pertence a uma categoria de gelo da última glaciação da Terra. Teoricamente, esses icebergs possuem idade em torno de 70 mil anos. Agora, vou confessar o seguinte. Já sabíamos desse encontro e providenciamos uma garrafa de whisky para tomar com o gelo desprendido do glaciar. Imaginem só! Um whiskinho com um gelinho de 70 mil anos no final de tarde. É ou não é uma coisa fantástica?
e) Hoje entendo com mais profundidade as palavras de Amyr Klink quando diz que um homem precisa viajar “por si” e não apenas por imagens de TV, por livros ou por revistas. Ver de perto, estar próximo, sentir a brisa, o paladar, as emoções de cada instante fazem a vida valer a pena.

(fotos diversas no Parque Torres del Paine)









13 comentários:

Bressan52 disse...

Simplesmente fantástico!!! Estamos todos aqui torcendo pelo sucesso da viagem! Que bom que o grupo completo reuniu-se novamente!

Gadelha Neto disse...

Aí, galera! Tô curtindo a viagem de vocês! Muito sucesso e feliz ano novo.
Abração
Gadelha

Anônimo disse...

Grande Flávio,

Parabéns pela viagem e pela inicitaiva do Blog.

Abraços

Eduardo Valadares Goulart

cristiano disse...

Caro Flávio e Rosane

O Flávio tem razão, É preciso estar presente, mas eu e Tiça estamos aqui, curtindo um pouco das emoçoes desta viagem.
UM ABRAÇO BEM QUENTE E TROPICAL

Anônimo disse...

Aí Rosane...lembra quando lhe falei do Lago Grey e do Parque Torre Del Paines? Não tem palavras, né?! E fiquei morrendo de saudade e vontade de voltar!
Beijos!

Telma

Anônimo disse...

Ai! Eu quero voltar nesse lugar!!! Sem dúvida, o mais lindo que já conheci...
Beijos para vcs e ótima viagem!!!

Unknown disse...

Queridos
Nem liguem para o que estão perdendo pelo caminho.Não dá para fazer um travessia dessas sem perdas. Em compensação os ganhos são inestimáveis em valor e transcendência.
Beijão
Guina

Fbraga disse...

Ótima notícia! Parabéns a todos. Os Águias agora unidos novamente. (Esse negócio de levar ao "pé da letra" o nome Águia Solitária, não tá com nada hehehehhe.

Unknown disse...

All:
Photos are breathtaking. Congrats. Good luck on return home.

Anônimo disse...

Eu to morrendo de saudades!
Deê-nos notícias!

Anônimo disse...

Amigos fiquei muito feliz em saber que o grupo está unido novamente.

Todos os dias passo para dar uma olhada no Blog.

Quero ver mais fotos.

Abraços

Rafael Mafra
Moto Clube Águia Solitária

Anônimo disse...

Essa Foto do grupo ficou ótima!!

Cássia e Zael,
estamos com saudades.
Aproveitem!!

bjoo
Mada e Pam

Cjunior disse...

Olá pessoal, tudo bem?!
Lí na revista Moto Adventure o relato da viagem de vocês e gostaria de parabenizálos por essa aventura.
Gostaria, também, de seber mais informações sobre os problemas ocorridos com as XT´s 660, pois tenho uma e estou planejanto uma viajem semelhante.
Se puder, vamos nos falar por e-mail: celiojunior1@gmail.com

Abç