terça-feira

DE PUERTO NATALES AO GLACIAR PERITO MORENO

12 e 13.01.2009 – segunda e terça – décimo nono e vigésimo dias – de Puerto Natales (Chile) a El Calafate (Argentina). 549 km rodados neste dia, das 7h56 até às 13h07. Tempo total: 5:02h de viagem. 8.374 km desde Brasília, sendo 890 km no Chile, 560 km no Uruguai, 3.954 km na Argentina e 2.970 km no Brasil.
No dia 12, antes das 8 h, eu, Rosane, Dino e Neila saímos de Puerto Natales um pouco na frente do bonde de Gláucio, Aline, Zael e Cássia, que partiria cerca de 30 minutos depois. Um dia digno de comemoração! Não houve ventos durante todo o percurso! Uma temperatura “confortável” de 13 graus nos acompanhou até La Esperanza, a 160 km daqui de El Calafate. Depois de tanto tempo sentindo frio na estrada, pilotar a 13 graus já pode ser considerado algo digno de festa. A ausência de ventos nos permitiu acelerar forte. Já havia me esquecido como era gostoso navegar a 140 km/h por longo tempo.
b) Deixamos o Chile, para não mais voltar nessa viagem, pelo posto alfandegário de Dorotea. A funcionária da saúde pública nos exigiu que apresentássemos atestado de vacina contra febre-amarela. Achei inusitado, porque isso não nos foi pedido na entrada do país. Tentei argumentar que esse tipo de procedimento é exigido para “adentrar” no território e não para “sair”. Ela não quis saber de conversa e tivemos que mostrar o documento, embora ele não fosse obrigatório. Já constatei a falta de bom-senso na burocracia chilena há muito. Quando estivemos no Atacama, em 2007, outra funcionária da mesma saúde pública “desmontou” a nossa bagagem em busca de produtos de origem animal. Verificou peça por peça das nossas roupas e equipamentos. Naquela oportunidade perdemos 2 h nesse ritual de monta-e-desmonta malas. Fiquei preocupado desta vez, porque não tinha certeza se nossos amigos que vinham atrás tinham providenciado a tal vacina antes de deixarem o Brasil. Minha preocupação foi desnecessária, porque eles não fizeram o mesmo trajeto que nós e saíram do Chile por outro ponto da fronteira, sem qualquer dificuldade.

Todo o nosso grupo (menos Dino e Neila, que estão na pousada San Julian) está hospedado no hotel Koi-Aiken, outro local maravilhoso propiciado pelo convênio com a Bancorbrás.

EM EL CALAFATE – CONHECENDO O GLACIAR PERITO MORENO -


Chegamos em El Calafate por volta das 13 h, almoçamos e resolvemos ir logo conhecer o Glaciar Perito Moreno, cerca de 80 km da cidade. Torcíamos para que o bonde dos nossos amigos chegasse logo para que houvesse tempo para irmos todos juntos. Passaram-se 2 h e ninguém apareceu. Sendo assim, fomos nós: eu, Rosane, Dino e Neila.
Bom, não quero ser redundante, me valendo de superlativos para descrever o local. Acho que todo exagero seria insuficiente para narrar o impacto visual e emocional desse primeiro contato com o Glaciar. Lembro que o Perito Moreno é um dos dois blocos de gelo do planeta que ainda continua crescendo em tamanho, apesar do aquecimento global. Trata-se de uma estrutura de gelo azul (da Era Glacial) com cerca de 5 km de extensão e 60 m de altura, localizada no Lago Argentino. Algo que só existe por aqui e no mundo dos sonhos. Estou postando umas fotos para que cada leitor produza suas impressões. O fato, contudo, é que o que nos marca a alma é vê-lo ao vivo e a cores. O trajeto até o Perito é outra beleza a parte, muitas curvas, montanhas nevadas, com a pista quase toda edificada nas bordas do Lago Argentino. Esse lago possui uma coloração rara, que se altera em cada trecho: azul marinho, azul ciam e verde-claro. http://www.flickr.com/photos/24062165@N06/sets/72157613018118758/show/
No dia 13, todo o grupo Xshuaia2009 (menos eu e Rosane) foi fazer a caminhada sobre o Glaciar a um precinho salgado de 410 pesos argentinos por pessoa (R$ 290,00). Eu e Rosane ficamos em El Calafate, descansando e curtindo um pouco a cidade. Acho que perdemos um passeio fantástico, mas aproveitei o dia para dar uma geral na moto e me refazer fisicamente. Achei importante dar uma paradinha básica (e econômica) na correria do dia-a-dia desta viagem. A minha moto XT660 só agora, depois de 8.200 km rodados e trabalhando no limite do esforço por diversos dias consecutivos, precisou de um pequeno ajuste na corrente. (fotos da estrada, do Lago Argentino e do Glaciar Perito Moreno)





7 comentários:

Adriana disse...

felicidades!

branca de neve disse...

Flávio e esposa,

Desejo felicidades. Pela foto em que você olha para o bloco de gelo, "estarrecido", não posso imaginar a emoção que estão presenciando e vivendo...

Abs

Josiane

Mario/Seven disse...

Fantástico !

Anônimo disse...

Amigos, que lugar maravilhoso, ainda vou ter a oportunidade de conhecer.

Aproveitem a viagem e curtam muito.

Abraços

Rafael Mafra
Moto clube Águia Solitária

Anônimo disse...

Eita! Agora o cenário justificou a viagem. Relato bem escrito, mano. Daqui tb nos emocionamos com o que devem ter sentido diante dessa natureza a envolvê-los aí. Abraços a todos. Sérgio, Vassilike, Anita, João, Bruna e Ana.

Anônimo disse...

Belo relato, principalmente o do "bom senso" da BURROCRACIA
Agora, as fotos, que MARAVILHA!!!!
Excelente viagem de volta e que DEUS continue em suas "garupas"

Anônimo disse...

Caro amigos Flávio e Rosane,

Fico tão emocionado qto vocês, podem crer. Quero ver tudo isso de perto tbém.

Abraços.