terça-feira

Impressóes de um motociclista “zen” medo de ser feliz!

POSTADO EM 04.JANEIRO.2009
Por Glaucio Braga.
(desculpem os erros. Esse teclado em espanhol é o fim da picada!)

Olá amigos,
Desculpem a longa ausência sem informaçoes. A estrada tem sido dura para com “nós otros”. Temos pilotado muitas horas por dia, numa verdadeira maratona motociclistica. Mas, as dificultades, o cansaço, a fadiga acumulada nos vários dias de viagem já era uma coisa esperada. Contudo, o estresse de viagem tem se refletido muito no relacionamento entre os companheiros de estrada nessa literal eXpediçao ao fim do mundo, mesmo!
Eu e o Flavio, combinamos que caberia a ele a elaboraçao do diário de viagem puntual de cada trecho da expediçao em seu aspecto objetivo. Estarei escrevendo com um enfoque relacionado às sensaçoes, sentimentos e descobertas que uma “loucura” como essa desperta em nossos coraçoes e mentes.
Mas, mando o recado para nossos pais, irmaos, filhos, amigos e curiosos: Estamos adorando! Já vimos pinquins, lobos, elefantes e leoes marinhos. Guanacos, tatus, emas etc. Conhecemos tanta gente boa que nos têm ajudado com infomaçoes e apoio em nossa empreitada. Lugares incrìveis! Mas, isso pode ser lido no diário.

UMA AMERICA DE DESCOBERTAS

Estamos caminho de Ushuaia, a cidade mais próxima da Antártida no planta, e vamos de moto! Mas isso vocês já sabiam. Contudo, o que é difícil de explicar é o porque.
O que faz homens e mulheres adultos, trabalhadores responsáveis, deixarem o conforto de suas casas, o carinho de suas famílias e a segurança de suas “vidinhas rotineiras” em busca do que nao perderam no Fim do Mundo? Eu poderia argumentar dizendo que é o ímpeto aventureiro, a vontade de fazer o que ninguém faz, o desejo de ir onde poucos tiveram a coragem e obstinaçao para chegar… Porem, nao é só isso. Como disse o meu sogro, Coronel Dario, poderiamos fazer tudo isso dentro de um confortável automóvel, abrigados da chuva, do vento, do sol, comendo nosso sanduiches de atum e tomando coca-cola. Mas, existem razoes que desafiam a própria Razao. Eu vou tentar explicar, mas nao vai ser hoje, pois ja passa de 1h da manha e vamos estar na estrada para mais um exaustivo dia motociclístico antes das 7h. Só antecipo uma coisa: Uma viagem de moto como essa é uma jornada bem mais espiritual do que se poderia imaginar. É, ao mesmo tempo, bem menos a demonstraçao de nossa coragem embriagada de testosterona do que poderai parecer. Cruzar o continente e motocicleta é, sobretudo, um ato de fé.
Nas longas jornadas em terras longínquas, extrañas e muitas vezes inóspitas, nos confrontamos com dificultades muitos mais fortes do que poderaimos imaginar. Nos deparamos com nossos fantasmas pessoais, com nossas imperfeiçoes, vaidades, limitaçoes que de modo algum queremos desenterrar e, muito menos, tê-las expostas às pessoas que nos acompanham. Entao, com essas palavras, espero ter dado uma idéia a vocês, amigos e familiares que nos acompanham em nossos coraçoes por esta América de descobertas, uma idéia do que está por vir, uma noçao das possibilidades avassaladoras de crescimento espiritual que essa Ushuaia2009 está nos proporcionando.

Até a proxima.
GG.

4 comentários:

Unknown disse...

Belíssima aventura! Ficamos com uma pontinha de inveja por aqui. Aproveitem!
Francisco Tony

Anônimo disse...

Boa tarde Pessoal.
Muito legal acompanhar esta viagem pela net com vocês, nos encontramos em Buenos Aires, já chegamos em sampa graças a deus deu tudo certo, só na saida de Buenos Aires que tive que pagar aquela tachinha pelo visto de entrada eu acabei perdendo o meu.
Quero desejar a vocês uma boa viagem e dizer que estamos acompanhando vocês nesta viagem aqui pela net.
Abraços de Fernando e Rosana

Anônimo disse...

Olá Pessoal, especialmente meu irmão Flávio e Rosane. Fiquei triste pela divisão do grupo, previsível diante do estresse generalizado que toma a todos numa aventura dessas. Não ficou claro porque o Dino e esposa não chegaram a Ushuaia, eles tb se dissiparam?

Estou daqui acompanhando com Anita, Vassilike, Bruna, Ana e João o feito de vocês. Beijo enorme e cuidem-se.
Sergio Faria

Anônimo disse...

Amigo e agora irmão Gláucio, só agora parei para ler o nosso Blog, incrível como você conseguiu colocar com poucas palavras tudo que passamos e sentimos nessa expedição. Com certeza muito mais do que uma experiência física, trata-se de uma experiência espiritual. Parabêns...